sábado, 14 de fevereiro de 2009

Propostas da Kildare e Grendene são insuficientes



Aconteceu no dia 10/2, na sede da Federação das Indústrias da Bahia – FIEB, em Salvador, reunião de negociação entre o SINTRATEC e os representantes da Kildare e da Grendene. Representando os trabalhadores das duas fábricas estava o presidente do SINTRATEC, Sr. Jéser Cardoso acompanhado do assessor jurídico da entidade, Sr. Alberto Ferreira.
Como era de se esperar dado o comportamento da TRIFIL e da PENALTY nas reuniões de negociação ocorridas, os patrões alegaram os efeitos da crise mundial para apresentar a ridícula proposta de nivelar os pisos salariais dos trabalhadores para R$ 470,00 (quatrocentos e setenta reais), ou seja, R$ 5,00 (cinco reais) a mais do que o valor do salário mínimo. Além disso, propuseram para os demais salários o percentual de 5% (cinco por cento) mais a instituição do famigerado banco de horas. O SINTRATEC recusou a proposta ainda em mesa de negociação por entender de que a desculpa da crise mundial é um pretexto dos empresários em não conceder reajustes satisfatórios para os trabalhadores. Na realidade diversos setores do empresariado brasileiro, mesmo não sentindo os efeitos da crise financeira, estão utilizando desse discurso que está em moda, para lucrarem ainda mais e penalizar os trabalhadores. Demitem milhares de trabalhadores em nome de uma situação que não existe.
Segundo avaliação do diretor executivo da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), Heitor Klein, em entrevista para a Agência Sebrae, houve uma queda das exportações nos últimos meses, porém a partir de abril deste ano há chances do movimento se inverter. Ainda segundo Klein, apesar de tudo, os efeitos da crise internacional não foram sentidos na cadeia produtiva nacional de calçados, conforme divulgação do portal da Agência Sebrae.
O SINTRATEC repudia a tentativa da Kildare e Grendene de colocar a culpa da crise nas costas dos trabalhadores. A hora é de intensificar a mobilização, participar das atividades do sindicato, nas assembléias, manifestações e até mesmo parar a produção dessas fábricas por melhores salários, garantia de emprego e condições dignas de trabalho.

CAMPANHA SALARIAL 2009

MAIS EMPREGOS
MAIS SALÁRIOS


SINTRATEC – Filiado à CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário