terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Centrais debaterão salário mínimo e 1º de maio nesta terça-feira


As seis centrais sindicais reconhecidas pelo governo federal (CTB, CUT, Força, CGTB, UGT e Nova Central) irão se reunir nesta terça-feira (11), em São Paulo, para tratar do reajusta do Salário Mínimo e dos preparativos para a festa do Dia 1º de Maio.

A reunião do Fórum das Centrais será realizada na sede da UGT. Os representantes das seis centrais irão discutir inicialmente qual será a melhor forma de negociar com o governo federal um novo reajuste para o Salário Mínimo. A CTB e as demais centrais defendem R$ 580,00 para este ano, enquanto a Medida Provisória 516/10 definiu o valor de R$ 540,00.

Para a CTB, será fundamental definir uma estratégia para que o Congresso Nacional barre a MP em questão. Estudos do Dieese demonstram que 47 milhões de pessoas são diretamente beneficiadas pelo aumento do salário mínimo, com a vantagem adicional de fortalecer o mercado interno – uma das âncoras essenciais para o crescimento sustentado da economia. “Ressuscitar a desmoralizada tese de que os salários deterioram as contas públicas não fez parte do programa com o qual a presidente Dilma Rousseff foi eleita”, lembrou o presidente da CTB, Wagner Gomes, em nota oficial divulgada na semana passada.

1º de Maio

A CTB também lutará para que as comemorações do Dia do Trabalhador em 2011 reúnam as seis centrais sindicais, num grande ato que demonstre a unidade da classe trabalhadora.

Até o momento, cinco delas (CTB, Força, UGT, CGTB e Nova Central) já definiram que farão um ato único no 1º de Maio deste ano. A reunião desta terça-feira será mais uma oportunidade na qual se discutirá se a CUT também se somará às demais centrais.

Da redação do Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário