sexta-feira, 11 de março de 2011

Hospital de Base continua na mesma


Estadualização já!
O discurso do prefeito continua o mesmo. "O problema é a falta crônica de recursos", contudo quem continua sofrendo as mazelas do atendimento deficiente é o povo de Itabuna e dos 120 municípios pactuados, cidadãos brasileiros usuários do SUS. Apesar de toda a retórica o hospital continua com os problemas de sempre: avarias na estrutura do prédio, falta de medicamentos e equipamentos (luvas, máscaras, garrotes, seringas, etc.), móveis e utensílios danificados (camas, cadeiras de rodas, etc.), deficiência no atendimento. A situação é tão dramática que foi lançada uma campanha beneficente em prol do hospital, para receber como donativos, lençóis e roupas de cama e banho. É mais uma constatação de onde o HBLEM chegou. Imune e insensível a tudo isso, o prefeito continua com a mesma cantilena.
A saúde em nosso município é relegada a último plano, após mais de dois anos o município não se organizou para ter de volta a gestão dos recursos da média e alta complexidade. A saúde básica continua à beira do caos, são cotidianas as denúncias de mau atendimento nos postos de saúde, onde falta médicos, copos e água mineral.
Não se trata do município doar o HBLEM ao estado, e sim transferir a sua administração por meio de um contrato de cessão, onde o Estado assumirá a responsabilidade de gestão pelo prazo de 10 anos, podendo o contrato ser denunciado a qualquer tempo por uma das partes, isto é, o município voltando a ter condições de geri-lo, solicitaria a suspensão do contrato.
Essa inclusive é uma alternativa para a Secretaria Municipal de Saúde, concentrar-se na recuperação da saúde básica e no pagamento da dívida do HBLEM que segundo o atual secretário é de R$ 16 milhões. Valor contestado por outras fontes que alegam uma dívida de R$ 30 milhões.
Governar é acima de tudo eleger prioridades, e um bom governante deve saber a hora de flexibilizar em nome dos interesses do povo.

BASTA DE DESCASO E IRRESPONSABILIDADE COM A SAÚDE!

ESTADUALIZAÇÃO JÁ!


Jorge Barbosa de Jesus - Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário