quarta-feira, 26 de outubro de 2011

“O PCdoB terá candidato a prefeito em 2012”, garante Wenceslau

Recentemente a região conquistou o direito de sediar a Universidade Federal do Sul da Bahia. Tal feito teve a participação destacada do vereador o vereador Wenceslau Junior (PCdoB). Em entrevista ao Blog Operários na rede , ele fala sobre a Ufesba, o abandono de Itabuna e a sucessão municipal do ano que vem.



Wenceslau - No final do primeiro mandato (2005/2008) eu e o ex-vereador Luís Sena, com o apoio do Dr. Edson Dantas (que presidia a Câmara) e da Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB), iniciamos uma luta em prol da Universidade Federal e do Instituto Federal de Educação Tecnológica. O Instituto já é uma realidade e recentemente tivemos a grata notícia da criação da UFESBA. A luta pela UFESBA ganhou corpo no início de 2009. Em março daquele ano, estive com a deputada Alice Portugal no gabinete do então Reitor da UFBA, Naomar ALmeida, para tratar do assunto. No mesmo  mês, fizemos uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores, que contou com a presença de Naomar, quando criamos o Comitê em Defesa da UFESBA. Durante 2009, visitei vários municípios da região para mobilizar a classe política, a sociedade civil, jovens estudantes e educadores, culminado com uma grande passeata no dia 30 de novembro na Avenida Cinquentenário. Em 2010 e 2011 acompanhamos, através dos gabinetes dos deputados Daniel Almeida e Alice Portugal todos os passos do MEC para a implantação da universidade. Inclusive, a pedido deles foi realizada uma audiência no dia 12 de maio de 2011 com a presença do Ministro Fernando Hadad em seu gabinete, da qual participei. Tenho convicção que naquele momento começamos a conquistar a Universidade. Mas não posso deixar de registrar o papel de toda a bancada baiana, das Lojas Maçônicas e o pioneirismo de deputado Félix Mendonça nesta batalha. A UFESBA é a conquista mais importante dos últimos 20 anos na região. Além de produzir conhecimento (ciência, tecnologia e inovação), formará nossos jovens e abrirá oportunidades de emprego direto e indireto a curto, médio e longo prazos, transformando nossa região numa das mais preparadas em nível de qualificação profissional.

CNL - Nossa cidade está abandonado pelo poder público. O que está acontecendo?

Wenceslau - O eleitrado de Itabuna foi vítima de um "estelionato" eleitoral. Nenhuma promessa de campanha do atual prefeito está sendo cumprida. Onde está a prefeitura móvel? a escola pública de trânsito? o Bolsa Família Municipal? Todos que deixaram para fazer alguma coisa na última hora foram fragorosamente derrotados nas urnas, acredito que não será diferente com o prefeito tapeador. 

CNL - Qual sua avaliação do governo Azevedo?

Wenceslau - Se retirarmos as obras realizadas com recursos do Governo Federal, não sobra nada. O Canal, que por incompetência do prefeito até hoje não foi concluído, as obras do Zizo,  Maria Pinheiro e as residências do Minha Casa, Minha Vida são fruto de recursos do PAC. As melhorias do Jorge Amado estão sendo feitas pelo Governo do Estado, através da Conder. É o pior governo na área de saúde, além de oferecer o serviço de lixo mais caro do Brasil. Azêvedo teve uma vitória acachapante nas urnas e traiu o povo de Itabuna.

CNL O senhor será candidato a prefeito? Quais seus projetos para Itabuna?

Wenceslau - Nosso partido está afunilando esta decisão e definirá o nome no início do ano que vem. Tínhamos três nomes (Davidson, Sena e Wenceslau), agora decidiremos entre eu e Davidson, vez que Sena assumiu a presidência do PCdoB e a coordenação política do partido no município. Fato é que o PCdoB terá candidato a prefeito. Temos um projeto para a cidade fundamentado em três princípios básicos: a) valorizar o planejamento como forma de racionalizar os recursos e buscar atingir metas claras; b) assegurar ampla transparência na aplicação dos recursos públicos e; c) assegurar uma gestão participativa, na qual a população escolherá as prioridades. Além, claro, de melhorar os serviços públicos de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, geração de emprego e renda, combate à violência e preservação do meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário