quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trabalhadores e políticos tentam barrar demissões na Azaleia


4 mil trabalhadores podem ter sido demitidos de dezembro a junho

Prefeitos, vereadores e lideranças políticas regionais preocupadas com as constantes demissões promovidas pela Vulcabras/Azaleia, no município de Itapetinga, no sudoeste baiano, realizam nesta quinta-feira (16/6), a partir das 9h, no plenário da Câmara de Vereadores de Itapetinga, uma audiência pública para buscar meios de barrar o processo de crise e demissões na empresa.

A iniciativa dos vereadores Gilson de Jesus e João de Deus, tem o objetivo de sensibilizar o empresariado e discutir alternativas para os trabalhadores demitidos. Já confirmaram presença no encontro os representantes de Itapetinga, Maiquinique, Itarantim, Itororó, Caatiba, Macarani, Potiraguá, Firmino Alves, Nova Canaã, Ibicuí, Iguaí e Itambé.

A Vulcabras - Azaleia é a maior empresa calçadista do país, com mais de 35 mil operários no Brasil e exterior. Só na região de Itapetinga já chegou a empregar mais de 18 mil funcionários, com a crise, especula-se que aproximadamente 4 mil trabalhadores já tenham sido demitidos de dezembro a junho.

Em maio passado, a crise do setor calçadista brasileiro foi objeto de debate na Câmara dos Deputados. Em audiência solicitada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), se discutiu as causas e conseqüências das demissões. Segundo informações da assessoria da empresa, as demissões e o risco de fechamento da fábrica esta vinculada a crise do setor calçadista brasileiro, que sofre a pressão da concorrência comercial do calçado produzido pela China que tem chegado ao Brasil com preços muito abaixo.

Fonte: Ascom do gabinete do deputado federal Daniel Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário